Mapforum

Mapforum

domingo, 6 de setembro de 2009

Tipos de Bússolas


Tipos de Bússolas
Olá pessoal a matéria de hoje é referente aos tipos de bússolas usadas nos esportes que envolvem homem e natureza. Futuramente publicarei outra matéria que envolverá bússolas profissionais usadas em mapeamentos e outros fins.
Para começar falaremos das bússolas que são usadas no esporte Orientação, os orientistas podem iniciar usando bússolas menores ou de placas de acrílico com escalas milimétricas e de polegadas inscritas nas suas laterais, passando depois para bússolas de dedo.
As pessoas em geral perguntam qual a diferença entre uma bússola e outra?
Na verdade há várias diferenças vamos citar as mais importantes:

Bússola de dedo x Bússola normal
  1. As bússolas de dedo podem ou não ter o limbo móvel*
  2. Podem ter os graus ou não gravados no anel do limbo
  3. Possuem geralmente uma agulha magnética com estabilização muito rápida(0,5 a 1,5 seg)
  4. Podem ter agulha mundial ou não**
  5. Maior portabilidade permitindo até ser protegida numa queda com o fechar da mão
  6. É mais cara que a normal
*Limbo móvel é a parte da bússola que gira para poder registrar o azimute em graus, quando se faz navegação por azimute. Ela está normalmente marcada de 2 em 2 graus nas bússolas normais mas pode, em bússolas pequenas, ser marcada de 5 em 5 graus.
**Agulha mundial é uma bússola que serve para qualquer área de magnetismo do mundo, pois sua compensação não requer adição de um peso na extremidade da mesma. Há no mundo 5 áreas de magnetismo, e as bússolas normalmente precisam ser feitas para a região de destino. A bússola da marca SUUNTO conseguiu fazer bússolas para hemisfério norte e sul apenas. Mas as marcas SILVA e MOSCOW fazem para as 5 áreas. É necessário na compra especificar a região onde a bússola será usada para não haver problemas de estabilização correta da agulha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário