Mapforum

Mapforum

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Arquivos GPX no Google Earth






Olá pessoal venho comentar sobre o uso dos arquivos .gpx no software Google Earth, não creio que seja novidade para todos, mas como o espaço do meu blog não é para pessoas que se julgam experts aí vai a dica:
A extensão .gpx é um formato chamado universal para gravar arquivos do gps que você quer que outros usuários, que não tenham o gps de sua marca ou modelo, possam usufruir dos mesmos sem ter que transformá-los. Há possibilidade de abrir em vários softwares de gerenciamento de arquivos de gps como o Trackmaker, Oziexplorer, OKmaps, Mapsource, Compgps, OCAD, Autocad, etc..
Por padrão o Google Earth só abriria os formatos .kmz e .kml mas vou demonstrar que posso abrir os .gpx .
  • Mantenha a pasta que contém os arquivos .gpx aberta em minimização parcial, junto com o Google Earth;
  • Escolha o arquivo .gpx que deseja colocar no Google Earth e arraste com o mouse;
  • Ao aparecer a caixa de diálogo selecione todas as opções para que os Line Strings sejam desenhados no Google Earth, do contrário o arquivo não será desenhado na tela.
  • Ao aparecer o arquivo desenhado clique nos sinais de + das camadas até aparecer a camada Path;
  • Agora ao selecioná-la com o botão número 2 do mouse aparecerá uma caixa de diálogo, vá em Propriedades e selecione, pronto! Agora caso queira pode mudar o traçado do seu Path.
  • Para fazer o mesmo com os pontos é só ascender a camada Points e proceder da mesma maneira.

3 comentários:

  1. amigo tenho uma duvida vou comprar um gps para minha moto que aceita formato gpx , eu consigo instalar mapas nele via arquivos do google ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há possibilidade de colocar pedaços dos mapas do Google em formato KML, nos gps da garmin mais modernos. Não recomendo que faça isso a menos que seja apenas para um estudo de uma área. Recomendo que te filie gratuitamente no movimento Tracksource www.tracksource.org.br e baixe os mapas gratuitamente por lá. Eles são feitos por desenvolvedores locais e tem muita credibilidade. Não há necessidade nem de ter os software da garmin, apenas um cartão micro SD ou SD. Espero ter contribuído para a sua dúvida.

      Excluir