Mapforum

Mapforum

terça-feira, 23 de março de 2010

Google MapMaker



O Google Mapmaker Brasil já estava no prelo há muito tempo para o Brasil. Para as pessoas que não sabem o que isso quer dizer, alguns esclarecimentos sobre esta ferramenta:
O Google Map Maker é uma ferramenta que possibilita criar mapas online dentro de critérios pré estabelecidos que visam beneficiar usuários que queiram ter seus próprios mapas e com as informações necessárias que acharem pertinente.
Pertence a quem este mapa? Há 2 possibilidades:
  1. Pertencer a própria pessoa que utilizou seu tempo para desenhar nas ferramentas (ainda precárias deste editor) .
  2. Disponibilizar na rede, dessa forma o mapa pertence ao Google.
Na forma que vejo o mapa pertence ao Google de qualquer maneira, apenas há uma restrição formal de usá-lo caso o usuário não deseje. Mas uma vez no banco de dados fica difícil saber o que será feito com as informações ali postadas. Não duvidando da integridade da empresa obviamente. Acredito ser inútil querer restringir as informações em era de openstreetmaps.
A importância na tecnologia da informação é a vanguarda, a constância e a pujança no enriquecimento das informações. Qualquer usuário ou empresa que não consiga ter comprometimento com esta tríade que mencionei não se sustenta.
Os mecanismos pelos quais essa tríade é posta em prática é que farão a tônica no cenário competitivo dos profissionais de geoprocessamento.
Vejamos o movimento Openstreetmaps e o conceito WIKI: as pessoas que se envolvem no desenho dos mapas são muitas vezes anônimas e a responsabilidade da informação se regula pelo indivíduo que tem mais energia em atualizar, modificar e postar. É um movimento forte, veloz e potente. Mas potência pode não ser nada sem controle, sobretudo quando não há consenso. Independente de minha opinião, esses movimentos seguirão seu caminho e muitos frutos trarão para empresários e para o indivíduo comum.
Para você que tem energia pessoal, gosta de geoprocessamento e é simpático a idéia da informação livre, abriu-se agora novas possibilidades com o google mapmaker, bem como já existia com o openstreetmaps. Fique atento se um ou outro atende sua ideologia e não deixe de contribuir.
Eu estava esperando há muito por esta opção, e louvo os esforços daqueles que tornaram isso possível.
Veja o link :http://maps.google.com/support/bin/answer.py?hl=br&answer=155415

2 comentários:

  1. Olá,
    Precisávamos que mais blogueiros fizessem post relacionados ao Map Maker, pois no Brasil, como vc disse, está disponível a muito tempo, infelizmente as pessoas ainda não conhecem.
    Eu elaborei um vídeo tutorial completo a respeito do assunto que pode ser assistido em http://www.youtube.com/watch?v=pwxIPLuXr_s

    ResponderExcluir